Minha Amiga
Hoje vivi uma situação que fez lembrar você, sinto tanto a falta da sua amizade “gratuita”, da sua atenção sem “preço”, da sua companhia “espontânea”, acho que tive sorte de encontrar uma amiga como você, alguém que ouve meu silêncio, enxerga o que dizem meus olhos,mesmo fechados, que lê meus pensamentos, que se adianta na resposta, sem que a pergunta sequer tenha sido feita. Poucas pessoas sabem o que é uma AMIGA, aquela que está além das suas necessidades, que está sempre aqui, ali, lá, sempre perto mesmo á distância, sempre distante mesmo quando ao lado, respeitando sem hipocrisia as diferenças e os limites da outra. Lembrei – me de quantas pessoas tenteram, sem sucesso, nos separar, quantas outras tentaram no nosso meio se infiltrar, sorri sozinha ao me recordar destas pessoas, sabe, nunca falamos delas, na época, porque não tiveram a importância de um único minuto perdido da nossa conversa e depois, porque já não fazia sentido discutir o passado, engraçado temos uma sintonia perfeita, nunca conseguiram fazer-nos duvidar uma da outra, nunca colocaram entre nós a desconfiança, nunca nos fizeram “mal”, jamais tiveram o importância que queriam ter em nossas vidas, pensando bem, hoje tenho pena de algumas e piedade de todas, vamos ficar velhinhas e ainda amigas! Deus não une pessoas ao acaso e também, nós nunca acreditamos no acaso! Acreditamos antes, uma na outra sempre! É verdade que discordamos em quase tudo, mas até na “discordia” somos amigas, sempre nos respeitamos acima de tudo e de todos. Ah!... lembrei agora de Cabo Frio, lembra? Livres, leves e soltas…e claro, muito pretas,rsrsrs! Hummm, o cheiro e o azul do mar, a areia branca e fina,” bom para tornear as pernas” você me dizia. Passamos muitos momentos ruins juntas, mas quando lembro de “nós” só me vem a mente os momentos onde o riso era imperativo; quantos carnavais, quantos natais, passagens de ano, verões, invernos, outonos , primaveras, páscoa ( e o tal bacalhau em todas as casas), quantos bailes da vida!...
Amiga, tenho uma gratidão enorme a Deus por me ter colocado você pelo caminho, pois tornou minha vida mais fácil de viver, aqui “além mar”, tenho amargado sozinha muitas tristezas e contido sozinha também meu riso, não vejo sinceridade nas pessoas, são superficiais e egoistas, querem receber, mas dar..ah, ai já é outro assunto, tudo tem preço, tudo é preciso pedir e olha, por vezes implorar, não são disponíveis quanto se trata dos outros, são sempre ocupados ou falta-lhes vontade, como eles dizem “ não me apetece”, as vezes fico escutando a música Debaixo dos caracóisdos seus cabelos e sonhando como momento de voltar para casa e no quanto esta brasileira sente falta do Brasil, desta terra boa de gente simples, mas viva!
“As luzes e o colorido
Que você vê agora
Nas ruas por onde anda
Na casa onde mora
Você olha tudo e nada
Lhe faz ficar contente
Você só deseja agora
Voltar pra sua gente” Caetano Veloso
Deus te mantenha por muitos mais anos em minha vida e que esta distância de hoje se faça nula em breve e nos una ainda mais.
Obrigada por ser minha AMIGA!
Alfers - Setembro de 2008 _ Portugal
* Este texto tem autor, se for copiá-lo não oculte seu criador.